O presente artigo é resultado de um projeto de extensão desenvolvimento pelos alunos de graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Teve como objetivo desenvolver uma marca e uma identidade visual para o grupo Artesanato Ubá, que fabrica diversos produtos artesanais, localizado no município de Ubá-MG. A necessidade foi identificada pois o grupo Artesanato Ubá não possuía uma identidade visual profissional, sendo esta de suma importância para a presença de uma marca no mercado, seja presencial ou digital. A metodologia utilizada como base para o processo de design foi a da autora Alina Wheeler. O conceito da marca, se deu a partir da origem do nome Ubá, que significa canoa usada pelos índios amazonenses, e também pelo objeto remo, um instrumento de madeira, destinado a manobrar e impulsionar pequenas embarcações. Como resultado, foi criado uma identidade visual que busca transmitir originalidade, alegria e criatividade, através de uma marca descontraída, que representa os produtos de origem artesanal, no qual são produzidos com muito amor e carinho pelos artesãos.
AUTORES:
Rodrigo Bicalho Mendes
Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
Bruno Carlos Alves Pinheiro
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Vanessa Carolina Ribeiro Alves
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Gláucia Graciano Vidigal Carneiro
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Clóvis Vieira Emídio
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
REFERÊNCIAS:
AIREY, David. Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities. 2nd Revised ed., Editora Peachpit Press, 2014, 240p.
CAMEIRA, Sandra Ribeiro. Branding + Design, A Estratégia na Criação de Identidades de Marca. São Paulo, SP; Editora Senac São Paulo, 2016.
HILLER, Marcos. Branding: a arte de construir relevância de marca. Ebook Kindle, 2019.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2017.
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
OLIVEIRA, Eliana de Fátima. O artesanato como expressão cultural e econômica: um estudo sobre grupos de artesãos na cidade de Florianópolis. Dissertação (Mestreado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 2014.
PHILLPS, P. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2008.
SERAFIM, Elisa Feltran. Design e Artesanato: análise de modelos de atuação de Design junto a grupos de produção artesanal. Dissertação de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Pernanbuco, 2015.
UCHÔA, D. P. A Ilha do Mar Virado: estudo de um sítio arqueológico no litoral Norte do Estado de São Paulo. CLIO – Série Arqueológica, Recife, v. 24, n. 1, p. 7-40, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/clioarqueologica/article/view/246670> . Acesso em: 14 de maio de 2023.
VIANNA, M. et al. Design Thinking: inovação em negócios. 1° ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 162p.
WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas. Porto Alegre, RS; Bookman editora LTDA, 2019.
WHEELER, Alina. Design de identidade de marcas: um guia completo para a criação de identidade visual. Bookman Editora, 2017.
COMO CITAR:
Mendes, R. B., Alves Pinheiro, B. C., Ribeiro Alves, V. C., Vidigal Carneiro, G. G., & Emídio, C. V. (2023). O DESIGN DE IDENTIDADE VISUAL: PROJETO DE MARCA E IDENTIDADE VISUAL PARA O GRUPO DE ARTESÃOS, “ARTESANATO UBÁ”, DA CIDADE DE UBÁ-MG. ARTEFACTUM – Revista De Estudos Interdisciplinares, 22(1). Recuperado de https://www.artefactumjournal.com/index.php/artefactum/article/view/2189